Advertisement

Eu gostaria que você fechasse a tampa e parasse de apagar incêndios.

Willow, quando examina a Flingomática de Gelo

A Lançadora de Gelo é uma estrutura fabricável da expansão ou DLC Reinado dos Gigantes (Reign of Giants) e está presente no Don't Starve Together (DST).

São necessários 2 engrenagens, 15 gelos, and 2 Condutores Elétricos para construir e o Motor de Alquimia (Alchemy Engine) para fazer um prótótipo.

A Lançadora de Gelo pode ser ligada e desligada pelo jogador. Quando ligada, irá lançar bolas de neve automáticamente para apagar qualquer objeto fumegante ou que esteja pegando fogo dentro da sua área de alcançe. Isto inclui fogueiras (campifire), fogueiras de pedra (fire pit), luz da presença (night light) e fogueiras endotérmicas (endothermic fire)

A área de cobertura da Lançadora de Gelo é de 9 quadrados de diâmetro (você pode medir utilizando um forcado). Esta medição pode ser feita ignorando o quadrado do centro e contando 4 quadrados na direção horizontal e vertical, em ambos os sentidos (direita-esquerda, cima-baixo) ou 2 quadrados na diagonal.

Seu tanque de combustível é limitado, indicado por um medidor em vermelho na frente da máquina. Com o tanque cheio, funcionará por 5 dias e pode ser reabastecida por qualquer substância combustível, como gosma de gloomer (Glommer's Goop) (40%), toras de madeira (10%), tábuas de madeira (40%), podridão (3%), salitre (19%), estrume e guano.

A Lançadora de Gelo consome combustível ao decorrer do tempo quando está ligada. Apagar o fogo ou plantas fumegantes, por exemplo, não irá consumir combustível adicional.

Durante o verão, as árvores pegam fogo e as plantas murcham. Nesta estação, além de apagar incêndios, ela também atingirá árvores e plantações, como fazendas, arbustos de bagas, tufos de grama, gravetos, permitindo seu crescimento e a colheita contínua.

Gift Icon.png Conteúdo Disponível para Download (DLC's)

Na DLC Shipwrecked, a Lançadora de Gelo pode ser inundada.

Na DLC Hamlet, a Wormwood pode ser congelada pela Lançadora de Gelo.

Don't Starve Together icon.png Don't Starve Together (DST)

Na DLC Don't Starve Together, quando um personagem interage com a Lançadora de Gelo ela entrará no "Modo Emergência". Nesta configuração, a máquina não irá salvar plantas ou plantações de murcharem ou apagará pequenos focos de fogo dentro da sua área de cobertura, permanecendo num estado similar ao de desligado do Reinado dos Gigantes (RoG).

Entretanto, caso ocorra um grande incêncio descontrolado, a Lançadora de Gelo irá detectá-lo, a máquina irá soar um alarme, seu bulbo na parte superior irá acender, soando um som, avisando aos jogadores que há um incêncio. Caso não seja ligada manualmente ou o fogo não seja apagado dentro de 15 segundos depois do alarme soando, a Lançadora de Gelo se ligará e tentará controlar o incêndio sozinha.

Depois que o fogo estiver controlado e não haja a detecção de mais incêndios por 25 segundos, a Lançadora de Gelo irá se desligar automaticamente. Quando ativada em resposta à uma emergência, ela não pode ser desligada manualmente. É preciso esperar sua atividade acabar para que se desligue sozinha.

No escuro, se a Lançadora de Gelo estiver ligada, irá emitir luz o suficiente para manter a Charlie longe.

Mesmo sem combustível, uma Lançadora de Gelo pode lançar suas bolas de gelo para apagar focos de incêndio. Entretando, sua eficiência será reduzida e irá ignorar objetos que estejam fumegando.

Prototype.png Dicas e Curiosidades

  • Dado que estruturas podem pegar fogo durante o verão, a Lançadora de Gelo é essencial para salvar estruturas importantes, como baús, por exemplo. Entretando, é necessário um planejamento cuidadoso para que as fogueiras de pedra e a endotérmica não fiquem dentro da área de cobertura, caso contrário serão desligadas.
  • Apesar de refrescar plantas e objetos pelo jogo, caso os personagens estejam com calor, a Lançadora de Gelo não irá refrescá-lo.
  • A Lançadora de Gelo pode arremessar bolas de neve por cima de qualquer tipo de parede.
  • A Lançadora de Gelo irá congelar Mobs (Mobs) que sejam atingidos pelas bolas de neve. Os jogadores podem se aproveitar deste momento para atordoar ou caçar os Mobs que forem congelados. É hora de caçar aqueles perus (glu~glu~glu).
  • Ativar a Lançadora de Gelo antes de sair da área no verão irá previnir que haja fogo ou que se espalhe quando o personagem retornar.
  • Quando for posicionar plantas e fazendas pela base, posicione-os dentro da área de cobertura da Lançadora de Gelo para que esta funcione como um aspersor durante o verão, mantendo-as como fontes renováveis de frutas, verduras e legumas, além de protegê-las de pegarem fogo.
  • Apesar do alto custo de construção e operação (10 madeiras à cada 5 dias por máquina), a máquina não consegue apagar incêndios extensos sozinha, sendo necessário mais de uma.
  • Ter uma Lançadora de Gelo pré-construída na Aba de Ciência (Science Tab)de um persongaem irá permitir que este faça a medição da área de cobertura da sua máquina antes de posicioná-la no mundo e também mostra a área de cobertura de qualquer máquina já colocada no mundo (sendo lançadora ou não). Isto pode ser feito ao selecionar a Lançadora de Gelo na aba de ciências, pairando-a no mundo. Quando estiver contente com o local escolhido é só colocar, caso queira cancelar a ação é só clicar com o botão direito do mouse.
  • A Lançadora de Gelo pode falhar em impedir que plantações fumeguem durante o verão caso sejam plantadas rapidamente. O problema pode ser evitado se esperar a animação da Lançadora de Gelo ser finalizada entre cada semente plantada, quando for plantar várias sementes.

Mosquito.png Defeitos (Bugs)

  • Às vezes quando plantas, como os arbusto de berries, são plantados muito próximos do oceano, as bolas de neve que foram lançadas pela máquina não serão capazes de acertar o alvo.
  • Às vezes, quando estiver colhendo uma planta, a Lançadora de Gelo irá arremessar bolas de neve indefinitivamente, podendo resultar em uma coluna de bolas de neve voando pelo mundo em linha reta.
  • Às vezes, a Lançadora de Gelo pára de jogar bolas de neve em plantas fumegantes. Este problema pode ser resolvido ao recarregar o mundo.
  • Ás vezes pode mirar na Rocha Lapa (Limpet Rock) e não mirar mais em outra coisa.
  • Bolas de neve que já foram lançadas podem ficar presas no ar. Normalmente, isso afeta apenas uma bola de neve de um conjunto. Desta maneira, a Lançadora de Gelo ainda será capaz de apagar incêndios.
  • Sementes que tiverem seu fogo extinto pela Lançadora de Gelo será automaticamente plantada quando o mundo for salvo ou carregado.

Blueprint.png Galeria de Imagens

Advertisement