Wiki Don't Starve Português
Advertisement

Uma Criatura Das Sombras é um tipo de monstro em Don't Starve. Criaturas Hostis das Sombras têm uma aura de Sanidade que drena a SanityMeter do jogador a uma taxa de -100/min., mas matar uma irá restaurar uma pequena quantidade de SanityMeter. Criaturas Sombrias soltam Combustível de Pesadelo quando mortas.

Criaturas Sombrias aparecerão como entidades quase transparentes quando a SanityMeter do jogador cair abaixo de 82,5%. À medida que a Sanidade continua a cair, eles se tornam mais "reais" (menos transparentes) e começarão a atacar um jogador com menos de 15% de Sanidade. Não é incomum que 3 Criaturas Sombrias apareçam ao mesmo tempo e ataquem o jogador quando isso acontece. Eles não podem ser examinados e são visíveis apenas para o jogador, o que significa que os seguidores não podem evitar atacá-los. Criaturas Sombrias são imunes a Armadilhas de Dentes e Minas de Abelhas. Criaturas Sombrias próximas impedirão que o jogador use um Rolo de Palha, Rolo de Pele, Tenda ou Alpendre de Siesta. Em Don't Starve Together, os jogadores podem ajudar aqueles que são atormentados por Criaturas Das Sombras atacando-os. No entanto, isso faz com que a Criatura Sombria ataque e siga aquele jogador.

Versões de pesadelo de Criaturas Sombrias aparecem nas Ruínas e ocasionalmente nas Cavernas, surgindo de Luzes de Pesadelo ou Fissuras de Pesadelo durante o Ciclo do Pesadelo. Eles são hostis, independentemente da Sanidade, e perseguirão o jogador até que o Ciclo do Pesadelo alcance a Fase Calma, momento em que eles desaparecem transformando-se em Combustível do Pesadelo. Observe que matar uma Criatura Sombria que surgiu de uma Luz de Pesadelo não restaurará a Sanidade do jogador.

Horror Rastejante (Crawling Horror)[]

O Horror Rastejante é uma grande criatura sombria semelhante a um carrapato, com muitas pernas. É o tipo mais comum de Criatura Sombria.

Quando a Sanidade do jogador está acima de 15%, o Horror Rastejante irá vagar e se afastar do jogador quando abordado, enquanto ocasionalmente se teletransporta pelas proximidades do jogador. Os Horrores Rastejantes tornam-se agressivos quando a Sanidade do jogador cai abaixo de 15%, e sua aura de Sanidade diminuirá ainda mais a Sanidade do jogador em -100/min. Um Horror Rastejante telegrafará sua agressão ficando em pé e mostrando os dentes enquanto produz um rosnado mutável e distorcido. Horrores Rastejantes produzem o mesmo rosnado, mas com eco e distorção aumentados. Esta dica de áudio também é usada quando o Terror Rastejante/Pesadelo ataca.

Pesadelos Rastejantes são uma versão dos Horrores Rastejantes encontrados nas Ruínas (e às vezes em Cavernas normais). Pesadelos Rastejantes surgem de Luzes/Fissuras de Pesadelo e são agressivos independentemente do nível de SanityMeter.

O Pesadelo Rastejante tem uma velocidade de movimento mais lenta que o jogador e pode ser facilmente ultrapassado para evitar confronto. Se forem ultrapassados por uma grande distância, os Pesadelos Rastejantes retornarão à Luz do Pesadelo ou à Fissura do Pesadelo de onde surgiram. Os Horrores Rastejantes, por outro lado, apenas se materializarão para mais perto do jogador, desde que sua sanidade permaneça baixa o suficiente.

Horrores Rastejantes, se gerados enquanto insanos, exibem um comportamento de "mostrar de caminhos". Eles irão parar esse comportamento assim que o aggro for atraído. Horrores Rastejantes derrubam Combustível de Pesadelo e restauram a Sanidade em 15 pontos quando mortos. Pesadelos Rastejantes deixarão cair combustível, mas não restaurarão sanidade.

Bico Terrível (TerrorBeak)[]

O Bico Terrível é uma Criatura das Sombras com um bico enorme e um corpo esguio com várias pernas pequenas. Não é tão comum quanto o Horror Rastejante, mas ainda atacará o jogador.

Ao contrário dos Terrores Rastejantes, Bico Terrível só aparecem quando a Sanidade do jogador está abaixo de 15%. Sua aura de Sanidade diminuirá ainda mais a Sanidade do jogador em -100/min. Bicos Terríveis derrubam Combustível de Pesadelo e restauram a Sanidade em 33 pontos quando mortos, o que é suficiente para fazer com que as Criaturas das Sombras se tornem neutras novamente (mesmo com sanidade 0) para personagens com Sanidade máxima de 200 ou menos. Os jogadores podem atacá-los mais facilmente prendendo-os na costa ou acertando-os com um Bumerangue ou qualquer outra arma de longo alcance.

Bicos Do Pesadelo (Nightmare Beaks) são uma versão dos Bico Terrível encontrados nas Ruínas (e às vezes nas Cavernas). Eles são capazes de atacar o jogador, independentemente do nível de Sanidade. Eles só podem surgir de Luzes/Fissuras Do Pesadelo e não restauram a Sanidade quando mortos.

O Bico Terrível se move tão rápido quanto um jogador com uma bengala e não pode ser ultrapassado facilmente. Se for permitido atacar o jogador, ele fará uma pausa por um segundo para fazer uma animação ameaçadora que pode ser usada para criar alguma distância. Se for ultrapassado por uma grande distância, o Bico Do Pesadelo retornará para a Luz Do Pesadelo ou Fissura Do Pesadelo de onde surgiram. Bicos Terríveis, por outro lado, apenas se materializará para mais perto do jogador, desde que sua sanidade permaneça baixa.

Bico Terrível, como Horror Rastejantes, têm um comportamento de "descoberta de caminhos" uma vez gerados. Bico Terrível mantêm esse comportamento até que o aggro seja atraído.

Bico Terrível produzem um rosnado ameaçador (e às vezes) rosnante, uma vez que o aggro é atraído, que é definitivamente o que um jogador deve ficar atento. Bicos Do Pesadelo produzem o mesmo rosnado, mas com eco e distorção aumentados. Esta dica de áudio também é usada quando o Bico Terrível/Bico Do Pesadelo ataca.